domingo, 28 de agosto de 2011

Sinceridade ou Pura Maldade?




Esta semana ouvi uma conversa de duas mulheres dentro do metrô, que pra variar, estava lotado. Pelo o que deu pra entender elas estavam lavando "roupa suja" e uma delas se dizendo ser muito sincera em suas palavras, esbravejava insultos e palavras de humilhação a outra, e sempre justificando-se " sou muito sincera, e o que tenho que falar, falo é na cara". 

Isso me fez pensar um pouco sobre o que ser sincero, Pois não consegui ver sinceridade nenhuma, naquela mulher, e sim, prazer e satisfação em humilhar a outra com insultos e xingamentos, que ferem e machucam as suas vitimas. Me veio a memoria algumas situações vividas por mim, e por alguns amigos que foram vitimas de pessoas com esse tipo de comportamento, então surge a pergunta:

O que é ser sincero? Será que posso falar tudo o que penso com uma pessoa, só porque sou sincero? Sincero é uma pessoa que só diz a verdade? Como definir o que é uma pessoa sincera?
Definição da palavra sinceridade no dicionário é: Qualidade de ser transparente e honesto sem fingimento. Podemos dizer que sincera é aquela pessoa racional, que diz a verdade através do coração quando coloca sua opinião. Sincera é a pessoa que não fala sempre a verdade, mas pensa e vive sempre a verdade na sua vida. Sair falando o que pensa insultando as pessoas, ofendendo com xingamentos e gritos "doa a quem doer" não é, e nunca será sinceridade, é pura maldade.

A bíblia diz que a boca fala do que o coração está cheio, pessoas que agem assim, estão cheios de maldade de coisa ruim, falar o que pensa sem se importar com o outro, não é sinceridade, é manifestar  sua opinião sem temer os efeitos e consequências que ela possa causar na sociedade.
A sinceridade é uma virtude de pessoas boas, porque ser sincero e transparente tem mais a ver com sua própria vida do que com as dos outros.

A palavra sinceridade aparece várias vezes na bíblia, dizendo que temos que ser sinceros primeiramente com Deus, com nós mesmos,  e com os que estão á nossa volta.
 "A sinceridade dos íntegros os guiará, mas a perversidade dos aleivosos os destruirá." Pv 11:3
"Quem anda em  sinceridade, anda seguro; mas os que perverte os seus caminhos ficará conhecido" Pv 10:9
'Estas coisas que deveis fazer: Falai a verdade cada um com o seu próximo; executai juízo de verdade e de paz nas vossas portas" Zacarias 8:16.

Falar a verdade é bom, ser transparente também, o que precisamos é fazer isso de forma correta e respeitosa com justiça e amor. O que é inadimissível são pessoas de carater mal, que tem prazer em humilhar os outros confundindo sinceridade com crueldade pura e descarada.
Sejamos sinceros e transparentes, principalmente em nossas ações.

Há uma frase que diz: Se fossemos sinceros em dizer o que sentimos e pensamos um dos outros, em declarar os motivos e fins de nossas ações, seriamos reciprocamente odiosos e não poderíamos viver em sociedade. Marquês de Maricá. 

Isso é uma grande verdade, até porque, quem fala o que não deve escuta o que não quer.

Pense nisso!!



sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Nas Raias da Descrença


Por acaso você já se indignou tanto com o mal e com a injustiça no mundo que simplesmente quis gritar "Por que? Por que, Senhor?". Basta você assistir ao noticiário de televisão para ficar chocado diante do infindável desfile de tragédias humanas, da dor e do sofrimento. Quem sabe você tenha recebido a noticia de uma grande injustiça: Outro motorista embriagado que fugiu de um acidente onde pessoas inocentes foram mortas; outro marido que abandonou a esposa e filhos para buscar o próprio prazer; outro criminoso libertado em virtude de falha na justiça humana, outra mãe que abandonou seu bebê no lixo, uma manipulação aqui, uma politicagem ali - e a lista continua indefinidamente. Por que?? Perguntamos. 

Bom, se você já se sentiu assim, o Salmo 73 lhe trará grande consolo.
A segurança e a auto confiança do salmista estavam destruídos. Sua fé estava prestes a deslizar por uma encosta escorregadia que o conduziria á descrença.
É perfeitamente possível compreender sua revolta interior: Ele não conseguia explicar e entender porque os ímpios prosperavam, enquanto ele, servo do Senhor estava sofrendo injustiças. Por que? pergunta ele.


Parece que os ímpios tem um "poder" de influencia sobre os fieis. A influencia de incitá-los a duvidar que Deus observa sua angustia. Parece que nada barra o avanço dos ímpios, pois tudo o que eles tocam parece virar ouro. (v.10) Sua arrogância é escarnecedora: "Como o sabe Deus?". Supõem eles que Deus não tem conhecimento daquilo que fazemos, e portanto podemos agir como bem desejamos. Essa postura maligna abala tanto o salmista que ele eleva as mãos aos céus em atitude de desgosto concluindo: "Tudo foi em vão" (v.13). Ele sente que de nada valeram seus esforços por conservar puro e inocente seu coração.
Hoje, acontece o mesmo, nós podemos ser influenciados pelas as mesmas situações se desviarmos os olhos do Senhor, olhando somente para as injustiças á nossa volta. Porém, o salmo sofre uma súbita mudança no versículo 17. "Até que entrei no santuário de Deus e atinei para o fim deles" Sl 73;17. Quando o salmista entre na presença de Deus e reflete sobre o fim dos ímpios, ele reconhece que estava embrutecido pela revolta de ver tanta injustiça.
Os ímpios estão num lugar escorregadio, pois acabarão se encaminhando á ruína se permanecerem no caminho do mal. A imagem do sonho no versículo 20 é bem impressionante.
"Como ao sonho, quando se acorda, assim, ó Senhor, ao despertares desprezarás a imagem deles".

O salmista Asafe, sente-se envergonhado nos versículos 21-22 por ter deixado seu coração amargurado, seu espírito desgostoso, diante daquilo que considerava como problema insuperável para Deus. Agora, porém, ele vê que esteve "embrutecido" e "que nada sabia"; que agiu como um animal (v.22). Nós agimos da mesma forma quando deixamos de ver as coisas do ângulo de Deus.
Jó é um exemplo dessa atitude. Mas essas verdades lhe voltaram á consciência quando ele começou a duvidar de Deus em meio as tribulações. Quando Deus finalmente se voltou a ele, Jó humildemente concluiu que tinha falado do que não entendia. "Coisas maravilhosas demais para mim, e que eu não compreendia" (Jó 42:3).


As vezes, é difícil não sentir revolta  e não ficar abalado diante de tantas coisas injustas e podres que se apresentam diante de nós, pois somos bombardeados com injustiças por todos os lados. Mas, ao nos aproximar-mos de Deus, entrando em sua presença, entendemos que o que realmente conta é o fim da nossa  caminhada com Deus, e a vida deve ser vista por nós, filhos de Deus, á luz da eternidade.
E quando você estiver cansado  quase desfalecendo na fé, por causa dos que procedem com maldade e injustiça declare como o salmista Asafe:
"Ainda que minha carne e minha alma desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre" Salmo 73:26.




sábado, 13 de agosto de 2011

Eu, Mulher



"Mulher virtuosa, quem a achará? Ela vale muito mais da que Jóias preciosas" Provérbios 31:10.

Postado por Pâmela Caroline.

Quando você olha no espelho, como você se vê? Gorda, magra, alta, baixa, velha.....
Os valores de beleza apresentado pela sociedade  para a mulher nos tempos de hoje, são totalmente opostos ao valores estipulados  por Deus,  o criador da mulher. Com o avanço da medicina, e com dinheiro, você pode comprar tudo aquilo que talvez  você não goste na sua aparência quando se vê no espelho.

Há hoje, uma beleza feminina que está em extinção. A beleza da mulher,  que quando se olha no espelho, vê uma mulher de valores, com escolhas certas, que tem seu coração em Deus e não em sua aparência.
O que faz com que uma mulher seja bonita não deve ser os enfeites exteriores, como as tranças no cabelo, jóias de ouro caríssimas, bolsas e acessórios ou o luxo dos vestidos. Mas sim o intimo do coração com espírito gentil e tranquilo, que não parece, mas que tem muito valor diante de Deus e dos homens. I Pedro 3:3

A Bíblia fala a respeito de mulheres lindas e honradas como: Sara, Rebeca, Raquel, Rute, Mirian, Maria e outras.. Mulheres que são exemplos de vida e beleza.
As vezes esquecemos que fomos criadas por Deus para sermos delicadas, ser feminina e bela. A beleza da mulher virtuosa que fala em provérbios 31, não é uma beleza conquistada com cirurgias plástica, nos salões de beleza ou nas academias e  lojas de grifes. Essa beleza não pode ser comprada.

Uma mulher virtuosa não se deixa levar por outros valores na sua vida a não ser os de Deus.
I Timotéo 2:9-10 diz: " Do mesmo modo, quero que as mulheres se vistam com descencia, modéstia e descrição, nem com tranças nem com ouro ou pérolas, nem com vestidos caríssimos; mas, se vistam de boas obras, como convém as mulheres que afirmam servir a Deus"
São coisas tão simples, mas que na pratica delas não jamais seremos influenciadas pela:
* Pela padrão de beleza da mídia.
*Pela própria cobrança quanto a nossa aparência.
*Negar os valores valores de Deus.

Provérbios 31:10-31 é uma descrição coerente de uma mulher embelezada pelas virtudes de sua sabedoria e da  prática do amor.

Infelizmente, há mulheres que perderam completamente sua origem, sua honra e descencia. Por causa de comportamentos vergonhosos, as mulheres são ridicularizada e desvalorizada nas músicas com duplos sentidos, exibem seus corpos trabalhados na cirurgias plástica e academias, nas mídias, nas ruas... As vezes,  sinto até vergonha de ser mulher quando vejo o comportamento de algumas delas.

Como é a Mulher virtuosa:
*Suas atitudes são sábias. Força e dignidade são seus vestidos; não se preocupa com o futuro. Abre a boca com sabedoria, e o ensino da bondade está na sua língua. Pv. 31:25-26
Pra agir em uma crise
Pra ser amiga e companheira
pra ser conselheira. A mulher sábia edifica sua casa e a tola com suas mãos a destroí.

* Ela é forte. Não se abate diante das dificuldades, age com determinação e força. (Guerreira)
*Ela é trabalhadora. Cuida da sua casa e sua família. ( e ainda trabalha fora pra manter o lar)
* Ela é fiel. Não só ao seu marido, mas a Deus. Pv. 31:11-12
*Ela ilumina sua casa. (é  coluna que sustenta a família) Pv. 31:18
* Ela Teme ao Senhor. Pv. 31:30
" Enganosa é a graça e vã e a formosura, mas a mulher que teme ao senhor, essa será louvada"

É muito bom se cuidar, se valorizar como mulher. Toda mulher gosta de se vestir bem, de ficar bonita bem maquiada, elegante, enfim, tudo isso é bom e faz bem para a alma e pra auto-estima da mulher.
Mas, nós mulheres, não podemos nos esquecer da nossa essência  feminina, a beleza interior da mulher de Deus tem que sobrepujar a beleza exterior.

Poema: A mulher de Deus
O Senhor a fez
Tirou-a da costela
Agora é sua vez!
Vamos falar dela

Pode ser chamada
De mãe, filha ou cunhada
Porém sempre amorosa
Essa é a mulher virtuosa!

Sempre pronta para tudo
Sorrindo com os seus
Pode ser também chamada
A mulher de Deus!

Não importa se..
Sorrindo ou chorando
Por você ela sempre estará sempre orando!

Eis que é maravilhosa
Essa é a mulher virtuosa!

Karine Sena.

Postado por: Pâmela Caroline