sexta-feira, 8 de abril de 2011

Religiosidade ou Intimidade pessoal com Deus?



Estava meditando no Evangelho de João CAP 5, e me deparei ali com a religiosidade dos judeus e com o legalismo que distorcia a Lei de Deus e escravizavam as pessoas á pretexto de cumprir as determinações divinas as quais eles mesmos não observavam. " Mas Jesus respondeu: ai de vós também, intérpretes da Lei! Porque sobrecarregais os homens com fardos superiores ás suas forças, mas vós mesmos nem com um dedo os tocais." Lucas 11:4

A proposta de Deus ao ser humano, nunca foi oferecer uma religião piedosa e cheia de rituais onde Ele define o que se deve ou não se pode fazer. Mas, na realidade, Ele deseja desenvolver um relacionamento íntimo e pessoal com o ser humano.
Nós devemos entender  que Deus exige uma vida de santidade da nossa parte (I Pe 1:16), baseada em relacionamento verdadeiro com Ele através do Senhor Jesus (Hb 12:24) e não em um legalismo religioso humano. O fato maravilhoso é que Ele mesmo nos capacita a entender essa fascinante realidade (Jo 8:32) e a partir daí veja só o que acontece:

Ele nos transforma em novas criaturas e seus filhos por adoção. II Co 5:17  e Ef 1:5.
Ele nos tira das trevas e nos leva para o reino da sua maravilhosa luz. I Pe 2:9
Ele nos sela com seu Santo Espírito. Ef 1:13
Escreve suas leis nos nossos corações e nos tornamos tais quais pedras vivas de uma casa espiritual de Cristo. Rm 5:5  e I Pe 2:5

O resultado desta transformação maravilhosa é nossa liberdade; nos livramos da condenação e do juízo divino, e a mente de Cristo passa a guiar a nossa vida e produzir o os frutos do Espírito em nós; o que é uma consequência sobrenatural desse andar com Deus e não a causa.
Precisamos entender que a salvação é algo que acontece instantaneamente Rm 10:9-10, no exato momento em que cremos e aceitamos o Senhor Jesus como nosso Salvador, porem, a santificação é um processo pelo qual nós passaremos durante toda a nossa existência terrena, até que finalmente quando partiremos deste mundo, já na presença de Deus, atinjamos a estatura de homens e mulheres perfeitos. Ef 4:13.

Jesus queria operar esta maravilhosa transformação nos religiosos de sua época. No entanto, eles não reconheceram a autoridade de Jesus como o Salvador, Senhor e como o próprio Deus encarnado.
Quando alguém decide deliberadamente seguir o seu próprio caminho o fim dele será sua auto-destruição.
Jesus é que tem autoridade para salvar, curar, e ressuscitar mortos. João 5:25  quando Jesus diz que "os mortos ouvirão a voz do filho de Deus e os que ouvirem viverão" Ele está falando de eu e você antes de aceitá-lo como o nosso Senhor e Salvador.

O Senhor Jesus fala para os religiosos de sua época examinarem as escrituras porque elas revelam a graça de Deus para alcançarmos a vida eterna. Esse conselho vale para nós cristãos nos dias de hoje, devemos nos esforçar em conhecer e praticar bem a palavra de Deus, para não sermos enganados e levados por ventos de doutrina de demónios e subjugados por legalismo e religiosidade humana.

O problema que os judeus enfrentavam é algo que tem ocorrido com a maioria das pessoas ao longo da história humana. Muitos tentam agradar a Deus através de regras ou rituais criados por homens Col 2:20-23
ou pelos seus próprios atos de justiça, os quais perante Deus são considerados "trapos de imunícia" Is 64:36.
Os judeus da época de Jesus achavam que eles deviam cumprir a Lei de Moisés, pois não haviam entendido que para se achegarem a Deus seria pela graça e não pela Lei. O Senhor Jesus deixou bem claro que a própria Lei iria condená-los v.45, representada ali por Moisés.

Nunca devemos esquecer de algo muito importante: Somente através de Jesus é que temos um relacionamento íntimo e verdadeiro com Deus e passamos a ter vida eterna na condição de filhos e filhas de Deus. Liberte-se de todo legalismo e desfrute dessa condição privilegiada que Deus nos chama para caminhar junto Dele.

Amem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário