quarta-feira, 27 de abril de 2011

Para ser Feliz

(Imagem arquivo pessoal)


Um dia desses estava conversando com uma amiga e ela me disse que nunca foi feliz  na vida sentimental, teve vários relacionamentos e não encontrou a felicidade em nenhum deles. Mas, onde encontrar essa tal felicidade tão procurada  por todos nós?
Já ouvi algumas pessoas dizendo: Quando tiver minha casa própria serei feliz, quando me casar, formar, comprar carro, ganhar muito dinheiro, enfim, a lista de coisas que muitas vezes nós julgamos que pode nos trazer felicidade é bem extensa. É claro que a realização dos nossos sonhos nos traz alegria, satisfação, sentimento de vitória é muito bom!

O fato, é que, nenhuma dessas coisas em si só, pode nos garantir uma vida de completa felicidade. Já comentei em outra postagem, que na vida, passamos muito mais aborrecimentos e tristezas do que momentos de alegrias. Estes  são poucos; já que o mundo em que vivemos jaz no maligno, o que esperar dele?  Felicidade?

Podemos encontrar a verdadeira felicidade na Palavra de Deus, ela tem alguns conselhos para nós, que se praticarmos, a conseqüência será felicidade, alegria, gozo e satisfação completa.
Nem amor de homem, mulher, filhos, amigos, fama e dinheiro nada disso em si só, pode nos fazer  completamente felizes. Encontramos em Mateus cap. 5  Jesus ensinado as multidões um pouco de como
ser feliz, através das Bem-aventuranças.

(Mateus 5: 3-11)
Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados sois vós quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos  perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram os profetas que viveram antes de vós.

A palavra bem aventurado significa feliz, abençoado,  este  texto nos ensina  muito mais do que simplesmente  um padrão de conduta, as bem-aventuranças falam de qualidade de caráter que o cristão deve desenvolver em sua vida.
Não fala apenas o que devemos fazer, mas, sim, o que devemos ser. Ser bem-aventurado é ser feliz. A felicidade descrita nas bem-aventuranças é a felicidade do coração de quem está em paz com Deus. Essa felicidade se estende aos Humildes, os que choram os mansos,  os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os  limpos de coração, aos pacificadores  e a todos os que são perseguidos e injuriados.

Esse padrão de vida feliz das bem-aventuranças, certamente é loucura para o mundo, pois como pode ser feliz quem está chorando, está sendo perseguido e sendo injustiçado?
Podemos entender da seguinte forma: Ser bem-aventurado significa muito mais do que um estado emocional representado pela palavra “feliz”. Inclui bem estar espiritual, ou seja, viver com a aprovação de Deus, isso sim é FELICIDADE!

A felicidade só pode ser completa através da Paz espiritual, na reconciliação do homem com Deus. Quer ser feliz?  Reconcilia-se com Deus, entregue sua vida, seu futuro, seus planos á Deus. Reconheça Jesus Cristo como seu único Salvador, Ele é o caminho que conduz a felicidade, a paz e a vida eterna. Jesus diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” Mt 11:28.   

Ser Cristão não significa estar  isento de tristeza, ou que não vamos mais sofrer e passar por lutas, pelo contrario, ás vezes as lutas são até  maiores porque vivemos no mundo, más, não somos do mundo e nem vivemos de acordo com as leis que regem o sistema mundano. Por isso os bem-aventurados são felizes, pois a nossa alegria não é circunstancial ela vem de Deus.

Seja bem-aventurado, seja feliz.






Nenhum comentário:

Postar um comentário