sexta-feira, 13 de maio de 2011

Aprenda a Lamentar


Tenho apresentado diante de Deus o meu lamento. Lamentar-se faz parte da vida de todos, porque lamentação significa: Manifestar sua queixa ou sofrimento, por meio de palavras,gemidos, gritos e choros. O Salmos 5,6 e 7 faz parte de um grupo de salmos que consiste em lamento, que também são conhecidos como salmos penitenciais principalmente o salmo 6.

Os lamentos fazem parte da vida dos homens na bíblia também, você encontra lamentos na vida dos patriarcas, profetas, juízes, Reis, discípulos e apóstolos; até um livro inteiro da bíblia sobre lamentações de Jeremias. Por isso, muitos salmos de Israel, são poemas de lamentos, o povo de Israel não possuía nenhum impedimento para falar sobre suas perdas, dores, traições, temores, medos, amargura e ansiedades.

Nos Salmos 5,6,7 Davi se lamenta diante de Deus por causa das suas aflições, ele clama a Deus que intervenha em seu favor e o livre das mãos dos seus inimigos. No Salmo 5:8,9 encontramos um dos motivos do lamento do Rei Davi, parece que ele estava sendo caluniado, ele estava indignado com o falar falso e maligno dos seus adversários.
"Senhor, guia-me na tua justiça, por causa dos meus adversários; endireita diante de mim o teu caminho; pois não tem eles sinceridade nos lábios; o seu íntimo é todo crimes; a sua garganta é sepulcro aberto, e com a língua lisonjeiam" Sl 5:8,9.

No Salmo 6, Davi parece estar enfermo e debilitado, ele recorre ao Senhor que não o deixe morrer, ele havia pensado que Deus o abandonou. Mas no final o Salmista reconhece que Deus o ouviu e atendeu sua suplica.
"Volta-te, Senhor, e livra a minha alma; salva-me por tua graça. Pois, na morte, não há recordação de ti; no sepulcro, quem te dará louvor? Estou cansado de tanto gemer; todas as noites faço nadar no meu leito, de minha lágrimas o alago" Sl 6:4-6.

E, por fim, o Salmo 7 encontramos  Davi apelando ao tribunal divino para que julgue sua causa, e pedindo que Deus lhe faça justiça. Pois ele estava sendo acusado injustamente.
"Levanta-te, Senhor, na tua indignação, mostra a tua grandeza contra a fúria dos meus adversários e desperta-te em meu favor segundo o juízo que designaste. O Senhor julga os povos; julga-me, Senhor, segundo a minha retidão e segundo a integridade que há em mim, pois sondas a mente e o coração, ó justo Deus" Sl 7:6-8.

Conclusão: Nos lamentos que vemos nos salmos e em toda a bíblia, encontramos os mais profundos  gemidos e orações, mas também há, expressões de uma firme confiança na proteção e no livramento de Deus. Apresente diante de Deus suas queixas, suas dores e frustrações, lamente-se, chore nos pés do Senhor, e creia que Deus ouve a oração do justo e responde com livramento e salvação.

"Eu, porém, renderei graças ao Senhor, segundo a sua justiça, e cantarei louvores ao nome do Senhor Altíssimo" Sl 7:17.







Nenhum comentário:

Postar um comentário