quarta-feira, 23 de março de 2011

Intimidade com Deus Parte I


Você já tentou desenvolver um diálogo com uma pessoa da qual você não é muito íntimo?
Por não conhecer bem a pessoa, a conversa logo acaba pois você não tem muito assunto, fica um espaço vazio entre uma frase e outra. As vezes você até conhece a pessoa já faz algum tempo e até gosta da e não tem nada contra,  porém vocês não são íntimo, e guando vocês se encontram não tem muito o que compartilhar. Diferente daquele seu amigo(a) chegado, que você tem mais intimidade afinidade. Quando nos encontramos é uma alegria só, compartilhamos da nossa vida, contamos os nossos segredos, oramos juntos e poderiamos ficar horas e dias conversando. Hoje mesmo recebi a visita de uma amiga intima, que muito me alegrou. Agradeço a Deus pelos momentos em que passamos ali compartilhando das nossas vidas e oramos  uma pela outra, eu amo estar junto dela, e as vezes nem mesmo sei onde tiramos tantos assuntos. Sandra Françozzo é muito bom ter você por perto!

Estava meditando sobre Intimidade com Deus, e percebi como que a falta de conhecimento, não somente da palavra de Deus, mas, a falta de conhecimento da pessoa de Deus, tem sido hoje um dos principais motivos da perda de intimidade da igreja, da noiva com o seu noivo, Jesus Cristo. Como as pessoas estão frias dentro das igrejas, machucadas, caídas, descrentes, sem vida e sem a alegria da salvação, Enfim, perdidas e desorientadas. Só a volta da comunhão e da intimidade individual de cada crente que está sedento pela presença insubstituível de Deus é que pode restaurar vidas, famílias, comunidades, nações o mundo inteiro.
Veja o que diz o Salmo 25 sobre ser íntimo de Deus.

" A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança." Sl 25:14.
A várias definições para a palavra intimidade. Tem  intimidade pessoal, relacional, universal e espiritual.
A intimidade espiritual é a que Deus quer ter com seus filhos, ela se dá através da intimidade relacional.
Vou definir intimidade com Deus como: Comunhão com os pensamentos, anseios e desejos de Deus relacionados á nossa criação. Deus nos criou com esse propósito. Termos intimidade com ele. De Gênesis a Apocalipse podemos ver exemplos de como Deus se relaciona com os homens de forma real, pessoal, íntima e amorosa. Adão e Eva por exemplo, caminhava com Deus no jardim durante todo o dia. E quando eles pecaram, Deus os procurou afim de restaurar o relacionamento de amor que eles tinham, dando-lhe roupas para cubrir sua nudez.

Sendo assim, o que falta para a igreja de Cristo mergulhar de vez nesta íntima comunhão com o seu Senhor?
O que podemos ver é que, Deus chama á todos para experimentar esta intimidade, mas nem todos querem, porque para ser íntimo é necessário andar em conformidade com os pensamentos e anseios do coração de Deus. Por isso a oração do rei Davi no salmo 25 é uma receita divina para todos aqueles que buscam ter intimidade com Deus.
Davi diz que a intimidade do Senhor é para os que temem ao Senhor. Esse santo temor parece que foi extinto do meio do povo de Deus, as pessoas agem de acordo com o que elas pensam e acham ser correto ou não. Tomam suas próprias decisões,  elas mesmas determinam o caminho que querem andar, não se importanto com o que Deus pensa a respeito. Como consequência, perdem a comunhão e a intimidade com Deus.

Essa intimidade é vital na vida do crente, Davi neste salmo clama várias vezes ao Senhor: Guia-me, faz-me conhecer os seus caminhos, ensina-me as suas veredas, ele diz: " Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher" Sl 25:12. A condição para recebermos de Deus direção para nossa vida é ter um santo temor em nosso coração. Por isso muitos estão perdidos, desorientados dentro das igrejas, não conseguem ouvir a voz de Deus instruindo sua vida, e ajudando em suas decisões.
Só pode ser íntimo de Deus aqueles que o temem.
Na intimidade Deus revela suas bênçãos: " Aos quais ele dará a conhecer a sua aliança" Sl 25:14,b.
Que bom saber que Deus tem uma aliança com seu povo, me sinto até inspirada para falar de alinça com Deus, mas vou deixar para uma oportunidade. O fato é que quando caminhamos em intimidade com Deus, ele nos faz conhece a aliança que ele tem com nós, então, passamos a conhece-lo  intimamente e ai sim, estamos prontos para contribuir o pouco que seja, para mudar o quadro que vemos hoje do povo de Deus em relação a viver uma vida cristã de intimidade e comunhão com Deus.

Que Deus nos ajude a conhece-lo cada vez mais, que possamos declarar como Jó declarou: "Antes eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem" Jó 42:5.
Pois conhecimento e relacionamento é que trás intimidade.

Continua....

Nenhum comentário:

Postar um comentário