terça-feira, 8 de março de 2011

Senhor, ensina-nos a Dançar.


A palavra esperança tem sido definida como "ouvir a melodia do futuro" e a fé como "dançá-la no presente
( Rubem Alves, tomorrow's Child.)

É como o músico que recebe inspiração para compor uma melodia que ele já ouve em sua mente antes mesmo de toca-lá. Nós também, que esperamos no Senhor, ouvimos uma melodia que ninguem mais pode ouvir, quando ela toca em nosso coração, podemos até cantarolar e marcar seu compasso. Ao fazermos isso o futuro de alegria que nos foi prometido, invade o presente e nossa vida se enche de alegria e força.

Porque ouvimos a melodia do futuro que Deus tem para cada um dos seus filhos, podemos dançar mesmo quando o nosso presente se mostra caótico, pois sabemos que Deus redimirá até mesmo as nossas falhas. Os discípulos pediram a Jesus: Senhor, ensina-nos a orar. Não seria essa a maneira de pedirmos:
Senhor, ensina-nos a dançar!

Dança- movimento rítmico do corpo geralmente realizado com acompanhamento musical. Essa é a definição básica de dança, mas não quero focar neste sentido literal da palavra, mas na dança da alma, a dança da alegria e satisfação que a presença de Deus promove no nosso ser, a dança da esperança de uma nova vida com Cristo. Entre o povo de Israel a dança era algo comum entre as mulheres, tornando-se o símbolo da alegria.  O povo cantava dançava, havia vários tipos de dança, dança da vitória sobre os exercitos inimigos Êx 15: 20,21  a dança real II Sm 6:14, enfim, a bíblia esta repleta de referências sobre manifestações de alegria e gozo através da dança perante o Senhor.

Um mal que tem atingido a vida de muitos pessoas nos dias de hoje, independente de credo, posição social, é a falta da verdadeira alegria, muitos a buscam em drogas, sexo, dinheiro, fama e poder ,todo tipo de "prazer" que o mundo possa oferecer, e quando percebem que nada disso pode preencher os vazios de sua alma, perdem a esperança caem em depressão, angustia e sofrimento.

Um Rei dançarino tem muito a nos ensinar sobre dançar, pular saltar de alegria diante de Deus, o rei Davi.
Seus salmos são repletos de brados de louvor, jubilos e súplicas, Davi como ninguém sabia indentificar a melodia do céu, e dançá-la no compasso dando ações de graças mesmo antes de receber a resposta de suas orações.
"Tu mudaste o meu choro em dança alegre, afastastes de mim a tristeza e me ungiu com óleo de alegria, por isso, não ficarei calado, mas cantarei louvores a ti, Ó Senhor, tu és meu Deus; e eu te darei graças para sempre" Salmo 30:11,12. 

Senhor, ensina-nos a dançar, ensina-nos a ouvir a melodia do futuro, que já é entoada pelos anjos diante da tua face, que possamos dançar a esperança futura no presente, certos de que, tu mudarás nosso lamento em dança, o nosso choro em alegria.

Senhor, Oramos.   Ensina-nos a dançar.

2 comentários:

  1. Gostei muito da relação que fez com a melodia a nascer com a esperança dando luz as promessas de Cristo. Deus abençõe!! Gostei muito desta reflexão.

    ResponderExcluir
  2. Amem, que bom que você gostou Ricardo.
    O blog é novo e sou iniciante no mundo dos blogueiros.
    Deus abençõe você e obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir